Planejamento de eventos

Posted by André Bressanin On 08:00

Dentro do planejamento estratégico de uma empresa, temos várias etapas que possibilitam a consolidação das metas pretendidas durante o ano.
A realização de ações em datas comemorativas servem não só para divulgar a marca, mas também para reter e fidelizar os clientes atuais de qualquer organização. Podemos considerar como datas comemorativas dias que fazem parte de um calendário promocional da empresa ou de seu segmento, ou mesmo (para empresas de pequeno porte) uma ligação ou envio de cartão em datas como aniversário. A simples lembrança cativa o cliente e aumenta os níveis de share of mind de sua marca.

As ações táticas de um planejamento estratégico também podem ser promocionais e comerciais, seja por meio de uma promoção em ponto de venda (por exemplo, Páscoa, Festas Juninas e Natal), ou por meio de eventos e feiras que acontecem durante o ano.

Por exemplo, nas empresas Jazam e Bel (empresas do ramo alimentício), no qual fiz parte do departamento de marketing, todos os anos existem feiras nacionais e internacionais para apresentação de produtos, captação de novos clientes e consolidação de atuais, através de negociações que podem ocorrer durante os dias de evento.
Por meio de um planejamento de ações e condições diferenciadas é possível alcançar metas de venda e marketing.

Diante de um novo desafio, tive como objetivo o planejamento de evento para educadores. Um público novo e diferente de todos os que tive em minha vida profissional.

Dentro do pacote de serviços que a editora Brasil Cultural oferece, o evento ENCONTRO DE EDUCADORES faz parte de um plus e é oferecido gratuitamente a educadores do sistema Gênese de ensino. Diante da situação e do público, mostro a vocês parte do planejamento.

Definição

 
O Encontro de Educadores é um evento realizado anualmente pela Editora Brasil Cultural, que proporciona um dia de discussões abrangentes sobre a arte e os desafios de educar, debates e trocas de experiências educacionais.

Objetivos


O evento tem como principal objetivo a reunião de educadores que utilizam o Sistema Gênese de Ensino e convidados, visando compartilhar ideias para a uniformização do Sistema e os métodos de “como fazer” uma educação com altos padrões de excelência. O encontro visa também à apresentação dos produtos e soluções da editora, a comercialização de produtos voltados à área educacional e a prospecção de novos clientes (cidades em potencial que serão convidadas).

• Tornar o mês de Setembro, o mês da educação, ou seja, fazer com que o mês de Setembro seja referência nos calendários escolares de educadores por meio do encontro de educadores da Brasil Cultural.

• Alavancar os níveis de share of mind nos atuais clientes, consequentemente tornar a editora Brasil Cultural e o Sistema Gênese de Ensino algo indispensável para o ano letivo de alunos e educadores.

• Com fins de fidelização, incutir na mente de nossos educadores a necessidade, facilidade e a funcionalidade do suporte e material complementar enviado via email.

• Premiação de escolas da rede Gênese com o troféu Brasil Cultural, onde serão contempladas as cinco escolas da rede com notas satisfatórias do IDEB.

• Consolidar as parcerias através de plano de comunicação e divulgação de resultados do evento, em mídias como jornais, rádios locais e Internet.