Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.
A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).
Para os casos de embalagens o conceito não se altera. Quanto mais padronizado, mais uniforme se torna a comunicação no PDV. Se tratando de embalagens em uma gondola, onde as cores e formas se tornam diferenciais, quanto mais chamativo seu produto se tornar, mais resultados em venda poderão ser obtidos.
Este post ilustra a transformação de um produto que não tinha muito destaque no PDV mas que com alterações em sua forma de apresentação conseguiu obter os resultados esperados.
A utilização de personagens segue uma tendência para esta linha de produtos (amendoim com camada de chocolate e cobertura colorida) tornando o produto jovem e atrativo para crianças. A proposta para a nova logomarca ilustra o chocolate que é um de seus elementos de sabor.
O display (embalagem que serve para armazenar e no PDV aumentar área de exposição) ilustra todo o processo de transformação do produto, onde temos vindo da esquerda os amendoins, passando pela calda de chocolate, e saindo coloridos do lado direito da embalagem.
Desenvolvi também a família CHOKISS que foi utilizada nas peças gráficas de divulgação em PDV.
Ilustração com display, embalagens individuais de 22g e personagem principal
Família de personagens