3º Encontro de Educadores | Brasil Cultural

Posted by André Bressanin On 05:55

Do planejamento a execução com sucesso!


Saudações a todos que acessam meu blog a procura de informações sobre cases de marketing e publicidade. Como sabem sou um profissional da área de marketing, que vivenciou muitas situações profissionais. E o post de hoje não é diferente.
Com uma experiência profissional de aproximadamente 11 anos, sempre na área de marketing, e em todas as empresas (até então somente empresas do ramo alimentício), vivenciava apenas contratação e a participação em feiras e exposições, ABAD e ISM, por exemplo, hoje posso dizer a vocês o quanto é difícil a organização, planejamento e execução de um grande evento (não só como expositor, mas sim como organizador).
Sei que às vezes meu caso será diferente do seu. Lembro-me das aulas de TGA, quando o professor falava de experiências anteriores... Então vamos lá. Antes de iniciar o processo de planejamento, busque sempre informações e fatos anteriores. Concorrentes fazem parte desse processo, mas não devem ser seu alicerce de informação. O que encontrei de informações serviu para estruturar um briefing rápido sobre quais pontos deveria estar mais atento. O primeiro e principal, criar um site adequado para passar as informações ao publico que estava sendo convidado. Um site simples e de fácil acessibilidade. Nesse site foram colocadas informações sobre os eventos anteriores, evidenciado seu crescimento e avanço, ano após ano. Foi também disponibilizado um link para as inscrições (acabaram os problemas de nomes errados nas credenciais). O programador PHP e HTML, ou seja, Eu mesmo. Custei a entender como funciona esse mundo WEB. Juntar funcionalidade WEB a um design agradável e institucional não foi tão fácil.
Depois foi feita uma comunicação via e-mail marketing, no qual um link remetia o destinatário ao site do evento (coloquei o script do Google analytics na programação), e no prazo que o site esteve no ar, cerca de 40 dias, foram registrados mais de 450 acessos.
Todas as peças desenvolvidas, desde os convites, e-mails, site aos banners e material promocional, foram pensadas institucionalmente e valorizando o histórico do evento. Da lista de inscrições (que chegou a 350 inscritos) resultou uma lista de aniversariantes, que durante o  ano receberão e-mails de felicitações, e um mailing, do qual em 2012 servirá para divulgação da 4º edição do evento.
Do planejamento, pesquisa, execução, cotação e negociação... Posso dizer que esse evento adicionou muito a minha experiência profissional. A satisfação e o sentimento de dever cumprido são demais. Abaixo algumas fotos e peças desenvolvidas. Release e mais fotos acesse www.brasilcultural.com.br/evento